Impacto e Relevância dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais para Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU)

Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP – Programa Auxílio a Pesquisa Regular
Processo: 2021/02681
Vigência: 10/2023-09/2025

 

O projeto “Impacto e relevância dos Programas de Pós-Graduação da Área de Ciências Ambientais para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU)” é parte do projeto guarda-chuva “Cidades e Soluções” que se desenvolve desde 2005, congregando uma série de outras iniciativas vinculadas ao tema, como grupos de pesquisa, disciplinas e projetos financiados por agências nacionais e internacionais. 

A Ciências Ambientais é uma das 50 áreas de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), reunindo atualmente 143 Programas de Pós-Graduação (PPGs) nas cinco regiões geográficas do Brasil. Na grande maioria dos estados, estes Programas estão interiorizados, o que torna a área de Ciências Ambientais um laboratório para experimentação de metodologias de avaliação de impacto e relevância dos PPGs em distintas dimensões. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é analisar, com base nos ODS, o impacto ecossocioeconômico dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. 

Como referência, adota-se os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A pesquisa será desenvolvida a partir de um conjunto híbrido de metodologias quanti e qualitativas: mineração de dados, redes semânticas, estudos de caso, utilizando-se como estratégia de condução a pesquisa-ação. 

A intenção é contribuir com os esforços de mensuração do Grupo de Trabalho (GT) Destaque Territorial e GT Impacto Social/ODS, consolidados no Núcleo de Pesquisa Impacto da Pós-graduação na Sociedade (NuPIS), com o alinhamento das pesquisas nacionais a interesses globais com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Como resultados, espera-se: 

(1) produzir mapas, clusters e indicadores de impacto ecológico, social e econômico (ecossocioeconômico) dos Programas da Área de Ciências Ambientais;

(2) selecionar experiências de referência desses programas que auxiliem no atendimento dos 17 ODS; 

(3) desenvolver um artefato computacional (software) para análise dos dados e avaliação de impacto dos PPG em relação aos ODS de forma sistematizada considerando um elevado número de dados.

Palavras-chaves: Impacto, Programa de Pós-graduação, Ciências Ambientais, ODS, Artefato computacional.

Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil

Grupo: Impacto na Sociedade de Programas de Pós-graduação
Espelho do Grupo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0546124175135439
Líder: Cláudia Terezinha Kniess